Seguidores

domingo, 11 de julho de 2010

Atenas


Históricamente atenas, na grécia, tornou-se o ápice do progresso político, cultural, filosófico e intelectual do mundo antigo. Recebeu esse nome em homenagem à deusa Atena, sua patrona. Era o centro das artes,arquitetura, da literatura e da política durante os anos dourados da história da grécia (no século quinto a. C.). Por ela, séculos mais tarde, o apostolo Paulo passou em sua segunda viagem missionária (At 17 . 15-18).
  Há uma história que possivemente ocorreu pouco antes da referida ''idade de ouro'' helênica.

 Conta-se que no ano 600 a.C. uma praga letal caiu sobre atenas. Corpos insepultos estavam por todo lado.
O povo estava enlutado, pois todos os scrificios foram realizados aos deuses gregos mas nehum resultado de cura , porem a situação era de extrema miséria e maldição, os sabios atenienses não tinham mais esperanças diante da mortandade, as centenas de divindades não eram suficientes pois dizia-se que algum deus ficou furioso com a antiga cidade lendaria dos deuses.

Sem mais opção mandaram um navio a Cnossos, na ilha de Creta, para buscar um homem chamado Epimênides. Alguns acreditavam que ele poderia livrar Atenas do caos e da morte. ''O possivel salvador'' não recusou o apelo dos gregos. E logo partiu.
Quando chegou á cidade, admirou-se com o vasto panteão de deuses. Algem disse-lhe que em atenas era mais facil encontrar um deus do que um homem.
Entre tantos destacavam-se :
ZEUS-deus dos céus e senhor do olimpio,
HERA-esposa e irmã de Zeus,
POSEIDON- deus dos mares
DEMÈTER-deusa da agricultura
HÉSTIA-deusa do lar
ARES-deus da guerra
ATENA-deusa da inteligência
AFRODITE-deusa do amor e da beleza
DIONÍSIO-deus do vinho, do prazer e da aventura
APOLO-deus do sol, das artes e da razão

Tantos deuses e nenhum podia fazer algo.

Epimênides exigiu um rebanho de ovelhas saudáveis, um grupo de pedreiros e materiais necessaários para se edificar um altar. As ovelhas precisavam ficar em jejum para que na manha do sacrifício estivessem totalmente famintas. Seu deus escolheria os animais para o sacrifício.
Esse seria o sinal da sua escolha e aprovação : as ovelhas seriam soltas num pasto verdejante e aquelas que , mesmo famintas, se deitassem sobre a grama em vez de comerem-na, teriam a preferencia para o holocausto.
Quando os altares foram edificados um ancião perguntou o nome da divindade que ficaria nele gravado. Epimênides respondeu que não conhecia o nome do seu Deus  a quem servia porem sua pessoa e obras.
Enfatizou ainda que ele não é um ser qualquer nem estava representado por qualquer ìdolo em Atenas.
Decidiram por unanimidade ser apropriado increver simplesmente as palavras AGNOSTO THEO- A um deus desconhecido, em cada altar.
Após o holocausto a praga cessou . e houve louvores na cidade ao Deus desconhecido e a cidade entrou em um momento de gratidão a divindade nova na cidade , porém com o tempo a cidade esqueceu o milagre realizado pelo Deus desconhecido e já não adoram mais a ele perante os seus altares e na cidade vandalos destruiram os altares que foram erigidos para o holocausto do rebanho de ovelhas , e o povo voltou as suas praticas de idolátrias aos deuses gregos , mas dois ançiões da cidade contrataram pedreiros para reconstruir um dos altares e colocaram lá o nome que ele ficou conhecido '' ao Deus desconhecido''.
È aqui que entra atos 17 e paulo , a cena de paulo enfrentando a sociedade da colina de marte  no areopago, esta sociedade reunia-se para descutir assuntos de história , filósofia e religião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário