Seguidores

quinta-feira, 11 de março de 2010

Terremoto em pernambuco


O número de tremores sentidos por moradores da cidade de Alagoinha, no Agreste de Pernambuco, subiu para 47. Apenas nesta terça-feira (09) foram registrados mais oito no município. Os outros abalos ocorreram na segunda-feira.

O Departamento de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte enviou um pesquisador até o local para estudar o motivo desses tremores. O tremor mais forte registrado em  Alagoinha chegou a 3,2 graus na escala Richter, que vai até nove. Para se ter uma idéia, em janeiro, o terremoto no Haiti chegou a sete graus na escala Richter. No Chile, no mês passado, o terremoto foi de 8,8 graus.

Os moradores do município, que fica a 227 quilômetros do Recife, estão em alerta. É como se a cada 36 minutos, as famílias sentissem o chão tremer. Esta é a primeira vez que a cidade é atingida por tremores. Segundo o departamento da UFRN, há possibilidades de que a região apresente abalos com freqüência, assim como Caruaru, Belo Jardim e São Caetano. Essas cidades já apresentaram tremores diversas vezes.

Os pesquisadores dizem que o possível motivo dos abalos é que o Brasil fica em cima de uma única placa tectônica e ela apresenta falhas, que são chamadas intraplacas, e de tempos em tempos elas entram em atividade

FONTE : www.upe360graus.globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário