Seguidores

domingo, 25 de abril de 2010

PALAVRA DO PASTOR PAULO FILHO


OS TALENTOS

De acordo com Mateus 25.14-30, talentos não são somente dons sobrenaturais divinamente concedidos, como por exemplo os dons espirituais, do capitulo 12 de 1 Corintios, e também dons naturais com os quais Deus tem agraciado a todos os homens, sejam eles salvos ou não. Assim sendo, para maior proveito, vamos enfocar no duplo sentido que a Biblia dá.
1 Talentos naturais
Por talentos naturais, nos referimos àquelas aptidões e inclinações natas que todo homem traz consigo desde o nascimento. São dons ou inclinações naturais para uma variedade de coisas boas, como seja a música, a poesia, as letras, a pintura e a arte de um modo em geral.
há quem pense que se uma pessoa antes da conversão tem talenoto para a música por exemplo, logo que ela aceita a Jesus, esse talento natural se transforma num dom espiritual. Por boa que seja a intenção dos que afirmam isto, esta afirmação deve ser rejeitada porque a mesma não se apoia nas Escrituras.
Não estamos dizendo que estes talentos não são dotações da parte de DEUS. Não é isto o que estamos dizendo. Eles são dons da parte de Deus, desde que partamos do raciocinio de que tudo quanto é bom e perfeito procede de Deus. O que não é justo é confundi-lo com os dons espirituais, fruto da operação sobrenatural do Espirito Santo.
Os talentos numa dimensão
O que acontece àquele que aceita a Jesus, é que todos os talentos até aqui evidenciados na sua vida, a partir do momento da conversão, adquirirão uma nova dimensão. Antes disso tudo era feito em busca de autopromoção, visando lucros pessoais. Agora, porém, leva em consideração primeiro a honra ao nome de DEUS e o progresse do Seu reino entre os homens.
Como é triste vermos como tantos crentes que possuem talentos para a música, o canto, a poesia etc., não darem o melhor de si a DEUS, e ainda alegam que o que estão fazendo é para DEUS e não para homens!
Veja por exemplo o empenho de um atleta, de um cantor de música popular com eles se esforçam para mostrar o melhor, e o fazem para impressionar os homens. Enquanto isto nos acomodamos em oferecer a DEUS aquilo que é o resultado de apenas de uma migalha de nossas reais possibilidades. Isto, de fato, contraria o que diz Moises em Dt. 6.5 e Jesus cita em Mt. 22.37: " Amarás o SENHOR teu Deus de todo teu coração de toda a tua alma e de todo teu coração."

Pr. Paulo Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário