Seguidores

terça-feira, 13 de abril de 2010

JÔNATAS EDWARDS

                                    Jônatas Edwards
                          O grande Avivalista (1703- 1758)                 
                               
"Visitei o velho templo de Nova Inglaterra onde Jônatas Edwards pregou o comovente sermão 'pecadores nas mãos de um Deus irado'.   Edwards segurava o manuscrito tão perto dos olhos que os ouvintes não podiam ver-lhe o rosto.  Porém com a continuação da leitura , o grande auditório ficou abalado.  Um homem correu para frente , clamando: 'Sr.Edwards, tenha compaixão!' outros se agarraram aos bancos, pensando que iam cair no inferno . Vi as colunas que eles abraçaram para se firmarem , pensando que o juízo final havia chegado.
" O poder daquele sermão não cessa de operar no mundo inteiro.  Mas convém saber algo mais da parte da história geralmente suprimida.
Imediatamente antes desse sermão , por três dias Edwards não se alimentara ; durante três noites não dormira. Rogara a Deus sem cessar : 'Dá-me a Nova Inglaterra !'   Ao levantar-se da oração, dirigindo-se para o púlpito, alguém disse que tinha o semblante de quem fitara , por algum tempo , o rosto de Deus .
Antes de abrir a boca para proferir a primeira palavra , a convicção caiu sobre o auditório.''

O FAMOSO SERMÃO DE EDWARDS-  ''PECADORES NAS MÃOS DE UM DEUS IRADO''

O povo, ao entrar para o culto , mostrava um espirito leviano , e mesmo de desrespeito, diante dos cinco pregadores  que estavam presentes . Jônatas Edwards foi escolhido para ser o pregador . Era homem de dois metros de altura; seu rosto tinha aspecto quase feminino, e o corpo magro de jejuar e orar.
Falava com voz monótona , e discursou sobre o texto de deuteronômio 32.35:  '' ao tempo em que resvalar o teu pé''.
Depois de explicar a passagem , acrescentou que nada evitava, por um momento , que os pecadores caissem no inferno , a não ser a prória vontade de Deus , que Deus estava mais encolerizado com alguns dos ouvintes do que com muitas pessoas que já estavam no inferno ; que o pecado era como um fogo encerrado dentro do pecador, e com a permissão de Deus , pronto a transforma-se em fornalhas de fogo e enxofre , e que somente a vontade do Deus indignado os guardava da morte instantânea .
E comentou:

Aí está o inferno com a boca aberta . Não existe coisa alguma sobre a qual vós vos possais firmar e segurar. 
Entre vós e o inferno existe apenas a atmosfera .....Há , atualmente , nuvens negras da ira de Deus pairando sobre vossas cabeças , predizendo tempestades espantosas , com grandes trovões. 
Se não existisse a vontade soberana de Deus , que é a unica coisa para evitar o ímpeto do vento até agora , seríeis destruidos e vos tonaríeis como a palha da eira..... O Deus que vos segura na mão , sobre o abismo do inferno, mais ou menos como o homem segura uma aranha ou outro inseto nojento sobre o fogo , durante um momento , para deixá-lo cair depois , esta sendo provocado em extremo ... Não há que admirar , se alguns de vós com saúde e calmamente sentados aí nos bancos , passassem para lá antes de amanha....

O resultado do sermão foi como se Deus arrancasse um véu dos olhos da multidão para contemplar a realidade e o horror da posição em que estavam . Nessa altura , o sermão foi interrompido pelos gemidos dos homens e gritos das mulheres quase todos ficaram de pé ou caídos no chão.

Durante a noite inteira a cidade de Enfielde ficou como uma fortaleza sitiada. Ouvia-se quase em todas as casas , o clamor das almas , que até aquela hora confiavam na sua justiça .

Tais vitórias contra o reino da trevas foram ganhas de joelhos .

Livro: Heróis da Fé- Vinte homens extraordinários que incendiaram o mundo.
 Autor: Orlando Boyer. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário